A quarta morte é de um homem de 70 anos
Por Maria Martins/TVItapê: Fonte/Foto – Reprodução Prefeitura de Itapetininga
Segundo o Departamento Municipal de Vigilância Epidemiológica a última vítima da doença foi um senhor de 70 anos, que faleceu em hospital de outro município. O homem tinha comorbidades antes de ser internado e o óbito ocorreu em 20 de maio; após a investigação, foi confirmada a causa por dengue na última quinta, 27 de junho. As outras três vítimas já confirmadas, vieram a óbito nos hospitais da cidade.
Segundo dados do Ministério da Saúde, a dengue está provocando danos mais graves nos pacientes acima dos 60 anos, onde em 57% dos pacientes na faixa dos 80 anos têm mais chances de enfrentarem um quadro mais grave da doença; dados esses que ficam claro com o cenário no município onde das mortes confirmadas até o momento, 3 dos 4 mortos são senhores com mais de 60 anos.
O idoso, normalmente, tem um menor apetite e convive mais com a sensação de cansaço, devido a idade e outros problemas de saúde, como diabetes, pressão alta e insuficiência cardíaca, mas se deve ter um maior cuidado com eles, prestando atenção nos sintomas demostrados diariamente e recolher ao médico imediatamente em qualquer mudança.
Pessoas com mais de 60 anos não têm a autorização da Anvisa para tomar a vacina contra a dengue, portanto, a melhor recomendação é redobrar os cuidados em casa e não deixar nenhum objeto ou local com água acumulada.