ao vivo
Agora: INFORMATICO COPA TVI (REPRISE)
Obtendo...
00º C
Obtendo cidade
Obtendo tempo...
quinta
23 de maio
2024

Dia de Nossa Senhora dos Prazeres

Devoção que começou no nordeste do Brasil se difundiu pelas colônias portuguesas e tornou a padroeira de Itapetininga
schedule segunda, 08/04/2024 as 13:16

Por Fabrício Rocha - TVitapê/Foto: Reprodução Diocese de Itapetininga.

Esta segunda-feira, 08/04, os católicos de Itapetininga, celebram o dia de Nossa Senhora dos Prazeres, padroeira da cidade e da Diocese.

A imagem de Nossa Senhora dos Prazeres, padroeira de Itapetininga, foi esculpida na década de 1940, em madeira pelo artista plástico Alfredo Oliani, que criou uma fac-símile da imagem da santa - que também é padroeira de Guararapes, Pernambuco.

O artista levou dois anos para terminar de esculpir a imagem, que têm dois metros de altura, a virgem carrega em seus braços o Menino Jesus, um cetro na mão direita e está sob as nuvens com vários Querubins aos pés.

Segundo a tradição, a devoção a santa teria começado nos anos de 1648 e 1649. Portugueses e brasileiros travaram uma guerra para libertar Guararapes das mãos dos holandeses. E segundo a lenda, os soldados do Brasil e Portugal, rogaram intercessão para Nossa Senhora dos Prazeres, após isso, conseguiram derrotar e expulsar os holandeses de Pernambuco.

Depois desse acontecimento, a devoção se espalhou pelas colônias lusitanas, chegando até Itapetininga, em 1770, ano da fundação da cidade. A imagem ainda tem um grande valor histórico, os detalhes presentes nela, remonta ao estilo barroco.

Compartilhe:
Facebook Twitter Whatsapp

PRATOS E PAPOS
UNIVERSO DO BEM
TVI
TL
CONTROVERSA

Itapetininga

UB
PRATOS E PAPOS
TL

Últimas Notícias