Por Redação TVitapê: Fonte/Foto - Reprodução Diocese Itapetininga
Nos dias 04 e 05 de setembro de 2024, a Diocese de Itapetininga receberá a visita das Relíquias de Santa Teresinha do Menino Jesus e da Sagrada Face, vindas da Basílica de Lisieux, na França. A peregrinação das Relíquias de Teresa de Lisieux, conhecida popularmente como Santa Teresinha do Menino Jesus e da Santa Face, estão visitando todos os Carmelos do Brasil. Mais de 70 cidades brasileiras estão na programação para a peregrinação, que teve início em fevereiro de 2024.
Em Itapetininga, o relicário ficará exposto para visitação dos fiéis na Paróquia Santa Rita de Cássia e depois seguirá para a Catedral Nossa Senhora dos Prazeres. A programação inclui celebrações eucarísticas, momentos de oração e vigílias, além de atividades que reforçam a doutrina da pequena via vivida pela santa doutora.
A peregrinação das Relíquias de Santa Teresinha, começou em 1997, ano do centenário da morte da santa, e já percorreu cerca de 70 países. Esta é a terceira vez que as relíquias visitam o Brasil.
Na Igreja Católica as relíquias são partes dos corpos, objetos ou vestimentas dos santos e beatos. Nesse caso, as relíquias são um relicário que leva o fêmur e os ossos do pé de Santa Teresinha.
A visita das relíquias de Santa Teresinha é um verdadeiro momento de graça e benção. Ela nos recorda da importância da simplicidade, da humildade e do amor incondicional a Deus e ao próximo.
PROGRAMAÇÃO:
26/08 a 09/09 – Novena das rosas em preparação da chegada das relíquias de Santa Teresinha na Paróquia Santa Rita de Cássia em Itapetininga, às 19h30.
04 de Setembro – Quarta-feira
09h – Acolhida das Relíquias no Seminário Diocesano São João Paulo II
10h – Chegada das Relíquias na Paróquia Santa Rita de Cássia
12h – Santa Missa – Padre Luiz Paulo Braga
14h – Momento Teresiano OCDS “Cantando as misericórdias do Senhor”
15h – Adoração ao Santíssimo Sacramento com Teresinha
16h – Veneração das Relíquias
19h – Santa Missa – Padre Jean Michel
20h30 – Veneração das Relíquias
22h – Momento Teresiano OCDS “A oferenda do Amor misericordioso”
05 de Setembro – Quinta-feira
00h – Santa Missa – Padre Rodolfo Rodrigues
01h30 – Veneração das Relíquias
03h – Santa Missa e adoração ao Santíssimo – Padre André Viana
05h Terço com Teresinha
06h – Santa Missa – Padre Rogério Pereira
07h – Preparação para o translado das relíquias para a Catedral Diocesana
08h – Chegada das Relíquias na Catedral Nossa Senhora dos Prazeres
09h – Santa Missa – Padre Élcio Roberto de Góes
10h30 – Momento Teresiano OCDS “Minha vocação é o amor”
12h – Santa Missa – Padre Leonardo Soncin
13h30 – Veneração das Relíquias
15h – Santa Missa da Divina Misericórdia com Santa Teresinha – Frei Alzinir – OCD
16h30 – Momento Teresiano OCDS “A pequena via”
18h – Terço Mariano com Teresinha
19h30 – Santa Missa – Dom Gorgônio (Missa transmitida ao vivo)
21h – Adoração ao Santíssimo Sacramento
22h – Veneração das Relíquias
00h – Santa Missa de Despedida das Relíquias – Padre André Viana
03h – Terço da Misericórdia e partida das relíquias para o Santuário Nacional de Aparecida.
Quem foi Santa Terezinha?
Santa Tereza do Menino Jesus nasceu no dia 2 de janeiro de 1873 em Alençom, baixa Normandia, na França. Desde o nascimento foi fraca e doente. Seu nome de batismo era Marie Françoise Thérèse Martin (Maria Francisca Tereza Martin). Filha de Louis Martim, relojoeiro e joalheiro, que quis ser monge na ordem de São Bernardo de Claraval, e Zélie Guérin, famosa bordadeira do ponto de Alençon.
Sua mãe faleceu quando Terezinha tinha apenas quatro anos. Por isso, a menina se apegou à sua irmã mais velha, Paulina, que passou a ser tida por ela como segunda mãe. Paulina, porém, seguindo a própria vocação, entrou para o Carmelo. Terezinha ficou muito doente causando grande preocupação em seu pai e irmãs. Um dia, porém, olhando para a imagem da Imaculada Conceição de Maria, de quem seus pais eram devotos, a Virgem sorriu para Terezinha e está ficou curada. Desse dia em diante, Terezinha decidiu entrar para o Carmelo. Suas irmãs, que também se tornaram freiras, eram Maria, Paulina, Leônia e Celina. Seus 3 irmãos morreram muito cedo. Terezinha estudou no colégio da Abadia das monjas beneditinas de Lisieux por 5 anos.
A vida de Santa Tereza do Menino Jesus
Santa Terezinha estava decidida a entrar para a ordem das carmelitas descalças, mas como tinha apenas 14 anos, não poderia, por causa das regras da Igreja. Mas ela não desistiu. Numa viagem feita à Itália, teve a audácia de pedir autorização ao Papa Leão Xlll e este concedeu. Assim, em abril de 1888 ela entra para o Carmelo com o nome de Thérèse de I'Enfant Jesus (Tereza do Menino Jesus). Fez sua profissão religiosa em setembro de 1890, festa da Natividade da Virgem Maria, acrescentando em seu nome, Thérèse de I'Enfant Jesus Et de La Sainte Face, (Tereza do Menino Jesus e Sagrada Face).
Vida de santidade
Santa Terezinha levou a sério o caminho da perfeição escrito por sua fundadora Santa Tereza de Jesus (Santa Tereza D'Ávila). Porém, Terezinha revelou ao mundo que a perfeição e a santidade podem estar nas pequenas coisas, nos pequenos gestos e obrigações cotidianas que fazemos com amor. Ela dizia: Sigamos o caminho da simplicidade. Entreguemo-nos com todo o nosso ser ao amor. Em tudo busquemos fazer a vontade de Deus. O zelo pela salvação das pessoas devore nosso coração.