ao vivo
Agora: PRATOS E PAPOS (REPRISE)
Obtendo...
00º C
Obtendo cidade
Obtendo tempo...
quarta
24 de abril
2024

Itesp inaugura escritório regional em Itapetininga e entrega 40 títulos de regularização

schedule quinta, 28/03/2024 as 16:35

Fonte/Foto: Prefeitura de Itapetininga.

A Fundação Instituto de Terras (Itesp) inaugurou nesta sexta-feira, dia 1º, o escritório regional do órgão em Itapetininga. A implantação é uma parceria da Prefeitura de Itapetininga, da Fundação Itesp e da Secretaria Estadual de Agricultura. Conforme a gestão municipal, a expectativa é a ampliação das regularizações de imóveis urbanos e rurais que irá  impulsionar o desenvolvimento local. Na data, foram entregues 40 títulos de regularização, 35 para moradores do Bairro Jardim Nova Esperança e cinco para residentes do Jardim Marissol. A unidade do Itesp em Itapetininga está localizada na Rua Alfredo Maia, 713.

No evento, estavam presentes representantes do ITESP, o chefe do Executivo de Itapetininga, prefeitos e vice-prefeitos da região, além de vereadores, secretários municipais, e autoridades municipais e estaduais. 

Durante o evento também foi destacado que o pedido para instalação do escritório da Fundação Itesp era antigo. Há mais de 20 anos, a Prefeitura de Itapetininga solicitava a instalação de um escritório do órgão para solucionar os casos pendentes de titulação na cidade e na região. Isso trará maior agilidade e comodidade para os municípios que poderão acelerar os casos de regularização dos imóveis, reduzindo as viagens para a Cidade de São Paulo e ampliando o foco nos bairros na área rural e urbana da cidade. 

A legalização fundiária urbana desempenha um papel crucial no desenvolvimento sustentável de uma cidade, oferecendo uma série de benefícios que reverberam por toda a sociedade. O diretor presidente da Fundação Itesp, lembra que ao legalizar e titular propriedades informais, esse processo proporciona segurança jurídica aos moradores, conferindo-lhes direitos de posse e acesso a serviços básicos como água, eletricidade e saneamento. 

 

Depoimentos

A moradora Creuza Medeiros Barros, do Jardim Nova Era (Jardim Nova Esperança), aguardava há 23 anos, pela documentação em definitivo do imóvel. “Uma vez tentaram, não deu certo. Mas agora vou receber mesmo”, contou Creuza, que aguardava o início da solenidade para entrega dos títulos de regularização. “O momento é muito bom, pois serei a dona da casa de verdade. É um alívio após tanto tempo de espera”, disse a moradora. “E não paguei nada, o serviço é gratuito. Todo mundo está contente em casa. É o que todos queriam: há muitos anos”, afirmou Creuza.

Já para João Tomas da Silva, morador também do Jardim Nova Era, a entrega da documentação do terreno é um fato importante na vida de sua família. “Até o momento não tinha nada identificado que é meu o terreno. Isso muda a partir de hoje”, frisou Tomas, que mora há 23 anos no bairro. Neste período, ele construiu uma casa de 65 m². No início, quando começou o alicerce da residência, um homem chegou a questionar a sua propriedade do terreno. Com alguns documentos em mãos, afastou a pessoa. “É um alívio, pois a casa poderá ficar de herança para meus filhos, de forma regular”, contou Tomas. 

Compartilhe:
Facebook Twitter Whatsapp

TL
PRATOS E PAPOS
CONTROVERSA
UNIVERSO DO BEM
TVI

Itapetininga

UB
TL
PRATOS E PAPOS

Últimas Notícias